Tem dúvidas se o Pilates tonifica os músculos?
Diferente de outros tipos de treinamento de força, que requerem exercícios pesados em equipamentos de musculação, o Pilates trabalha de forma que a mente conduza seus músculos. O programa do Pilates dá ênfase nos músculos do centro do corpo, o core, criando um equilíbrio com a respiração para alinhar a coluna e extremidades (braços e pernas).
O que atividades com altas cargas deixa de vício postural, o Pilates vem para corrigir, porque trabalha a flexibilidade e também a resistência muscular.
As atividades físicas convencionais tendem a trabalhar o emagrecimento através de uma atividade aeróbica, ou por meio da hipertrofia do músculo para deixar o corpo firme e forte.
No caso do Pilates, é possível obter os dois benefícios juntos: evitar a flacidez, através do aumento do tônus do músculo e perder medidas. No entanto, isso não significa que quem já é magro poderá perder ainda mais peso. Nesse caso, a pessoa somente substitui a gordura ruim do corpo, chamada de massa gorda, por uma massa magra. Isso deixa o corpo mais definido e a musculatura firme.
O Pilates tonifica a musculatura e torna mais fácil permanecer na postura correta diariamente e isto, além de disfarçar a barriga, alonga o corpo, deixando a silhueta mais elegante. Como a musculatura abdominal é a mais trabalhada em nos exercícios de Pilates, a barriga fica durinha e o abdômen, mais definido.
O crescimento muscular, para os praticantes do Pilates, pode ocorrer de duas maneiras: uma é quando o músculo precisa vencer uma carga que pode ser o peso do próprio corpo, e a outra, no caso dos exercícios nos equipamentos, quando o músculo precisa vencer a resistência da mola e controlar o retorno dela.
No Pilates, se os exercícios forem realizados corretamente, em 3 meses é possível observar que os músculos estão mais firmes ao toque e durante a contração.
Quem está em busca do corpo perfeito e saudável tem no método Pilates uma excelente escolha.