Nutrir a pele de dentro para fora
Durante o envelhecimento cronológico cutâneo, ocorre a modificação do material genético e a proliferação celular decresce resultando na perda de elasticidade, da capacidade de regular o metabolismo e a replicação do tecido se torna menos eficiente. A formação de radicais livres aceleram esse fenômeno, gerando dano ao DNA e morte celular. Para evitar esse processo, a pele possui seu próprio mecanismo de defesa. Entretanto, a capacidade protetora desse mecanismo diminui com o envelhecimento.
Na natureza encontramos alimentos com substâncias poderosas que inibem a ação dos radicais livres e retardam o envelhecimento da pele.
Confira alguns alimentos que protegem seu DNA contra os radicais livres:
Vitamina C: atua como importante agente na síntese de colágeno, oferecendo ação antiaging à pele. Fonte: Kwi, laranja, bergamota, limão, mamão.
Resveratrol: pode combater inflamações e até mesmo oferecer proteção contra doenças cardiovasculares e determinados tipos de câncer. Fonte: uvas, vinho tinto, mirtilos, frutas vermelhas.
Vitamina E: além de uma potente ação antioxidante é adjuvante na melhora da dermatite atópica. Fonte: amendoim, azeite de oliva, abacate.
Selênio: potente antioxidante atua sobre o sistema imunológico. Fonte: castanhas, nozes, alimentos integrais.
Zinco: ação antioxidante e anti-inflamatória, atua no controle da acne, e auxílio no tratamento da rosácea. Fonte: amendoins, espinafre, gema do ovo, sementes.
Chá verde: Suas propriedades antioxidantes podem prevenir o desenvolvimento de câncer, retenção hídrica, aumenta a queima de gorduras.
Cúrcuma (açafrão): Ação anti-inflamatória, pode ser usado para colorir as preparações como risotos, frangos, sopas.
O uso de medicamentos, o tabagismo, as condições nutricionais, o consumo de álcool, a poluição do ar e outros fatores podem diminuir os níveis de antioxidantes celulares. Por isso, devemos aliar novos hábitos alimentares, com boa qualidade do sono, boa hidratação e menos estresse para proteger nosso corpo na busca da longevidade.